Notas do autor

A quem se destina

O direcionamento deste site se divide em quatro:

  1. Informar a população geral;
  2. Auxiliar o processo de tratamento de qualquer pessoa com depressão;
  3. Prevenir a depressão em pessoas que se encontram vulneráveis e suscetíveis;
  4. Facilitar a atuação dos profissionais da saúde – sobretudo de saúde mental.

Sobre a estrutura

Esse site foi construído a partir da tentativa de interseção entre um conteúdo científico, aprofundado, atualizado e de fácil compreensão. Justamente por isso que o leitor encontrará uma grande diversidade de tópicos, e parágrafos mais elaborados – é realmente desafiador ser breve nestes parâmetros; porém, é o que garante que este site seja realmente diferenciado.

A maneira que encontrei (ou tentei encontrar) para driblar textos demasiadamente carregados se deu através da fragmentação textual em parágrafos menores e subtópicos. A linguagem escolhida foi a mais simples possível – porém não simplista -, evitando termos técnicos quando estes pouco convinham.

Se o leitor busca um conteúdo notavelmente singelo e sintético, então este pode não ser o endereço mais indicado – nestes critérios, a recomendação mais sensata seria o resumo automático da pesquisa no Google.

Minha advertência

A depressão é um assunto que não é levado tão a sério quanto deveria – não só pela população, mas por muitos profissionais da saúde.

Raramente (se alguma vez) psicólogos negam saber tratar depressão – como se fosse uma condição menos complexa do que o autismo, esquizofrenia ou bipolaridade (transtornos frequentemente passados adiante). Em verdade, a depressão é um transtorno extremamente complexo e exige conhecimento aprofundado das áreas fronteiriças – neurobiologia, psicopatologia, psiquiatria, fisiologia e psicologia.

Nestes termos, um dos motivadores deste site reside na apresentação da verdadeira complexidade que é diagnosticar e tratar a depressão.

Rolar para cima